Resenha do livro "Roman-se" de Claufe Rodrigues

14:09

Roman-se 

    O livro “Roman-se” de Claufe Rodrigues nos faz emergir na história de Roman e Anette. A narrativa se desenvolve através de cinco capítulos que representam as fases de um relacionamento, sendo elas “conhecer-se; conviver-se; escrever-se; estranhar-se e aceitar-se”. A construção da trama surge a partir da perspectiva do olhar de cada um sobre os momentos que compartilharam. 
      De forma sutil e quase imperceptível, o autor trabalha temas que estão recorrentes na sociedade, como exemplo o machismo progressivo que Roman apresenta ao longo da relação e como Anette se torna submissa e dependente dele, levando a um relacionamento abusivo. 
     Em “Conhecer-se” é possível perceber a fervorosa paixão do casal, que mantinham relações sexuais intensas. Como em todo inicio de envolvimento, há poucas discussões e vários momento de alegria e muito prazer. Mesmo Roman já apresentando indícios de possessividade, Anette aceita e espera que ele mude a partir do momento em que a relação se fortalecesse. Quando o assunto era sexo, o relato de Anette era sempre mais romantizado que de seu parceiro. 
       Na fase “Conviver-se”, a distância, a exaustão do trabalho e falta de compreensão são fatores que influenciaram para o surgimento dos primeiros conflitos. Para tentar solucionar os impasses, eles decidiram morar juntos, o que acentuou os interesses distintos, fazendo com que os de Roman se sobressaíssem. Através de bens materiais ele comprava o perdão de sua amada. 
     Desde de o início a obra revela como a opinião de Anette é menos relevante que a de Roman, sendo possível notar que as páginas dedicadas aos seus pensamentos são menores. Em “Escrever-se” a personagem busca sua libertação usando a escrita como um refúgio dos problemas causados pela sua vida angustiante. 
      Em “Estranhar-se”, os sentimentos não correspondem com os do começo, era como se eles não se reconhecessem mais. Os motivos pelos quais se uniram foram os mesmos que os afastaram, fazendo com que procurassem prazeres de outras formas. 
     Na última fase “Aceitar-se” há uma reviravolta que traz reflexão sobre a superação de Anette após os traumas que vivenciou no relacionamento. E por fim, a essência de cada um se sobressaiu, mostrando seus verdadeiros valores.
   Assim, “Roman-se” é um livro que propõe discussões acerca de relacionamentos considerados abusivos. Mesmo com as sutilezas do autor, o leitor se vê inserido
nessa realidade, provocando emoções e permitindo uma identificação. A obra é uma mistura de sentimentos e sensações ao se falar de amor, dor, paixão, mágoa, solidão, frustração, perdas, esperanças e descobertas. 

Grupo: Isabelle Marie, Paula Paiva, Vitor Correia e Viviane Viana.

Veja também:

0 comentários