África e Brasil - Heranças no país mais africano fora da África

12:40

Por Acsa Alves, Anna Flávia Alves e Ayllana Ferreira


A relação África x Brasil transcende o âmbito econômico, - setor que geralmente faz governos criarem vínculos - e ao menos se deu somente devido ao processo de globalização.
Desde o processo de colonização o continente africano e o Brasil já teciam uma relação. Na escola, é ensinado sobre a escravidão, como o povo africano sofreu nas mãos de nossos colonizadores, sobre a árdua luta por liberdade e etc. Mas muitas vezes é esquecido que não vieram escravos em um navio. Vieram um povo. Um povo com cultura, costumes, religião, língua nativa, e que esta cultura se misturou com tantas outras que desembarcaram em território brasileiro, e por aqui permaneceu.
Segundo dados do IBGE, o Brasil é o país que mais possui descendentes Africanos fora da África - o que corresponde a 54% da população.  Esse vínculo entre o continente e nosso país se torna visível quando analisadas a origem de algumas palavras comuns no vocabulário brasileiro. Vejamos algumas:

1.      Dengo: Segundo dicionário, a palavra "dengo" significa "amor, mimo, cuidado". Porém, "palavra de origem banta (atualmente Congo, Angola e Moçambique) e língua quicongo, possui um sentido mais ancestral: dengo é um pedido de aconchego no outro em meio ao duro cotidiano".
2.      Cachaça: "A cachaça é obtida com a fermentação e destilação do caldo de cana. A palavra tem origem na língua quicongo, do grupo banto (atualmente Congo, Angola e Moçambique). A cultura da cachaça no Brasil começou no tempo de escravidão, quando os africanos trabalhavam na produção de açúcar proveniente da cana. O método consistia em moer a cana, ferver o caldo obtido e, em seguida, deixá-lo esfriar. Quando o caldo fermentava, o açúcar da garapa se convertia em álcool. Hoje, o Brasil produz 1,3 bilhão de litros de cachaça por ano."
3.      Fubá: da língua banta quimbundo, é uma farinha feita com milho ou arroz. Na culinária brasileira a farinha é comumente utilizada no preparado de quitandas, como bolos e outros pratos salgados.
4.     Macumba: "Macumba (quimb makumba) é uma religião que começou a ser praticada na primeira metade do século XX no Rio de Janeiro e é uma variante do candomblé. Originalmente, a palavra se referia apenas ao instrumento musical utilizado em cerimônias religiosas de raiz africana".
5.     Cuíca: "O instrumento, chamado em Angola de pwita, é semelhante a um tambor e contém uma haste de madeira interna e fixa. O som é produzido ao esfregar a haste com um pano úmido. Seu uso foi muito difundido na música popular brasileira e, por volta de 1930, passou a fazer parte das baterias das escolas de samba".

*Inspirado na matéria da Carta Capital (Carta Educação) - "Conheça as palavras africanas que formam nossa cultura", do dia 17 de novembro de 2017. Matéria publicada geralmente on-line.



Veja também:

0 comentários