Sangue to teu sangue - carta

04:51

Resultado de imagem para áfrica mapa de etnias
Querido leitor,
Hoje, vamos falar de África?
África, muito mais que qualquer generalização ou conceito já pré-definido. Hora de se despir de toda e qualquer visão que você tem do continente. Hora de dizer adeus a tudo aquilo que você achou que sabia, tão erroneamente.
África do Sul, Angola, Benin, Botsuana, Burkina Fasso, Burundi, Camarões, Cabo Verde, Chade, Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Guiné Equatorial, Eritréia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Ilhas Comores, Lesoto, Libéria, Madagáscar, Maláui, Mali, Mauritânia, Maurício, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, Ruanda, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Seychelles, Serra Leoa, Somália, Sudão, Suazilândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia e Zimbábue. Mais somente a generalização recorrente: África.
Um continente com mais etnias que todo o planeta, tradicionalismo tribal, companheirismo e aquele sorriso espontâneo que só os africanos possuem. África é mais que choro, que fome, que tragédia, que terrorismo, que pirataria, que miséria, que qualquer male que lhe foi caído em continente tão puro. É cultura que emerge da raiz, que nutre as árvores, que alimenta a savana. Não é só aquilo que o jornal de mostra, quando mostra. É mais, é maior, é mais lindo.
África, nossa companheira. Em todo canto do mundo, terá o sangue africano correndo em nossas correntes sanguíneas e nutrindo os nossos órgãos. É forte, é poderoso, é empoderador. Conhecer a África é conhecer a si mesmo, é encontrar-se em casa país e perder-se em cada sorriso branco. Conhecer a África é ir de encontro ao seu próprio eu, é reverenciar os seus ancestrais, é abraçar cada raiz que te nutriu desde o seu primeiro dia de vida.
Está na hora de conhecer o seu intrínseco, mergulhar em cada vertente de sua cultura, apreciar cada história, e ajudar cada choro e cada grito de socorro. O barco já está partindo, vamos com a gente nessa aventura?


Brunna Luiza Nascimento, Fernanda Guimarães, Janaína Almeida.

Veja também:

0 comentários