Um novo olhar sobre a África

05:49

Por: Brunna Luiza, Fernanda Guimarães e Janaína Almeida

Quando falamos em África é comum nos vir a mente sempre questões como pobreza e escravidão. De fato, o continente africano tem seus problemas econômicos, históricos e sociais, mas, que lugar do mundo não os tem? Na África esses problemas sejam, talvez, mais evidenciados, contudo, com toda certeza esse continente não se resume a apenas isso!
Hoje, vamos procurar mostrar aspectos positivos, curiosos e peculiares do continente africano. Ele é o terceiro maior continente em extensão e o segundo mais populoso do nosso planeta (possui mais de 1 bilhão de habitantes), rico em belezas naturais, diversidade cultural, é um dos berços da formação do povo brasileiro e merece um olhar mais doce e afetuoso de todos nós.

5 curiosidades sobre o continente africano

   1. A África um dos continentes com maior biodiversidade do mundo isso se dá devido a quantidade de energia (calor) que o continente recebe e que  favorece o desenvolvimento de matéria orgânica gerada pela decomposição de plantas, tornando o solo propício à germinação de variadas espécies de vegetais que servem como alimento para outros diversos tipos de animais. Assim, é comum no continente africano uma série de espécies como por exemplo, o animal mais alto, a girafa e o maior animal terrestre do planeta, o elefante. O elefante africano chega a 3,3 metros de altura e pesa cerca de 5 toneladas.


2. É na África que encontramos ainda o maior deserto do mundo, o famoso deserto do Saara que ocupa uma extensão territorial que corresponde a um terço do continente africano. O maior rio do mundo, também é africano: o Rio Nilo que tem 6650 quilômetros de comprimento. 

3. O continente africano é um dos maiores exploradores de ouro do mundo. O principal país africano quanto a extração desse minério é a África do Sul que, por ano, retira do solo cerca de 149.000 quilogramas. Até 2006, a África do Sul foi considerada a maior produtora de ouro do planeta e estudos indicam que a região ainda está por descobrir 6 mil toneladas de ouro.


4.    
  4. A África tem alguns dos melhores corredores do mundo. É de lá que vêm os maiores recordistas de prêmios de corridas São Silvestres e maratonas de corridas pelo mundo todo. Recentemente, o sul-africano Van Niekerk, de 24 anos, fez o melhor tempo da história nos 300m e se mostra como forte candidato ao posto de novo astro do atletismo .


5. Muitos africanos já foram reconhecidos pela grande contribuição intelectual e moral para a humanidade com o renomado prêmio Nobel.  Só a África do Sul possui 10 prêmios Nobel, sendo eles: 3 de Medicina, 2 de letras, 1 de química e 4 Nobel da Paz. Um deles foi concedido a Nelson Mandela, o mais poderoso símbolo da luta contra o regime segregacionista do apartheid que existia no país.


Conhecer mais sobre a África é conhecer sobre as nossas próprias matrizes. Vamos valorizar os costumes e a cultura que herdamos dos africanos e aprender com eles que mesmo diante das dificuldades é possível fazer grandes feitos e ser essencialmente um povo feliz!  


*todas as imagens são ilustrativas e foram retiradas da internet. 

Fontes:

Veja também:

0 comentários